A minha História...

Vou contar como tudo aconteceu , ...
Foi no 2002 eu detectei um caroço na mama esquerda durante o meu duche , falei com uma amiga na altura que é infermeira e juntamente com ela fui a um obstreta , que me examinou e mandou fazer uma ecomamaria, e então lá fui eu fazer a eco isto em meados março 2002 , correu tudo bem na imagem da eco eram um caroço sebaceo, e o medico confirmou , mas mandou repetir a eco ao fim de 1 ano , então em 2003 lá fiz outra continuava tudo igual mas em vez de 1 nodulo já tinha 2 mas estava tudo bem diziam... No principio do ano 2004 lá fui novamente ao medico porque eu tinha dores no peito e o nodulo ou nodulos estavam cada vez maiores , o medico nessa altura disse me assim: Bem eu não vejo nada de mal nestes nodulos mas vamos operar , a aperação custa cerca de 4000 euros ( o medico que eu ia era particular) , mas eu não gostei da atitude do medico então resolvi ir ao medico de familia e pedir lhe uma requisição para ir ao Hospital barlavento a um Senelogista e assim foi , esperei cerca de 7 meses por essa consulta , mas como eu sentia me bem nem sequer me preocupei com isso , em Agosto recebi a data da consulta foi no dia 25 Agosto , e lá fui eu toda animada certa que não seria nada, na minha scooter ate Portimão , ...
Passado algum tempo de espera lá entrei eu no gabinete da Dra,. levando comigo todos os exames feitos , mostrei lhe as eco todas que tinha feito , na ultima delas ela olhou com uns olhos diferentes e disse me , : Bom Ana Paula eu não vejo nada de especial aqui mas para tirar algumas duvidas vou fazer te uma biopia com uma agulha fina okey?
Eu claro que disse que sim , ... Fui para casa descansadinha , que não seria nada , mas claro estava ansiosa para saber o resultado que só estaria pronto ao fim duas semanas , ...
então no dia 11 de Setembro 2004 lá fui eu novamente ao H.barlavento na minha scooterzinha acelaradinha tbem e sozinha pk tanto eu como o meu marido não esperavamos este resultado e eu sempre fui muito independente a fazer tudo( eu andava sempre muita Pressa , sempre a fugir) , lá estive novamente a espera , quando de repente a Dra me chama ao gabinete , mas

depois telefona não sei para onde e diz me olha Ana espera um pc lá fora que eu ainda não tenho a biopsia eu fiquei um pc desconfiada , passados 10 m ela chama me outra vez , e então deu me a noticia , que a biopsia tinha dado cancro da mama ...
Eu fiz silencio um pc e depois perguntei a medica , : Então sra Dra o que vamos fazer a seguir ,
( eu contive as lagrimas e não chorei ao pé dela mantive firme ) e ela disse temos que fazer outra biopsia a confirmar , okey disse eu kando ? Ela marcou me para uma semana a seguir , ...
Eu estava quase a arrebentar quando sai do gabinete fugi para a rua e telefonei para o meu marido a contar lhe que tinha cancro da mama eu chorava desalmadamente , deste lado e ele do outro, aquilo foi ali uns 20 m de conversa e de choro e depois peguei na minha scooter e conduzi ate a minha casa ( são uns 18 km ) eu vinha nas nuvens , ja estava a pensar o que tinha que fazer a programar tudo , foi um balde agua fria mesmo...
No dia 19 Setembro lá fui eu mais o meu marido rumo ao Barlavento para fazer a dita biopsia esta era com uma agulha enorme , doeu para caramba , ... Então 2 semanas depois confirmou se o diagnostico carcinoma ductal invasivo ....
A dra disse vamos operar , mas a partir dai nada se fazia andei 1 mês e nada nem exames especificos ( como tac , eco , analises...) nada mesmo , então eu e o meu marido lá decidimos ir procurar uma outra opiniao foi então que atraves de um amigo consegui uma consulta particular num dos melhores senologistas aqui no Algarve , que ao avaliar a minha situação me marcou exames tais como Rx ao esqueleto, Rx torax , eco pelvica e abdominal, analises especificas enfim tudo o que era neseçario para que fosse operada o mais rapido possivel e ainda me encaminhou para o Hospital Faro para que fosse operada lá...

Aí , os exames , ... o 1º foi os Rx esses deram logo que tinha metasteses na coluna em algumas vetebras, depois as analises os valores tumorais estavam super altos , mesmo altos , Bom cada exame que fazia era uma noticia nova um sufoco , entretanto eu continuava a trabalhar normalmente e enquantonão tivesse certezas do que iria fazer tentei sempre fazer tudo normalmente incluindo não contar nada aos meus filhos pelo menos naquele momento,,,
Faltava ainda fazer as ecos , lá fui então fazer no dia 30 Agosto faze las , eu estava nervosissima
e cheia de fome ora 6 em jejum é uma chatice , bom lá entrei no gabinete e o Dr começou a fazer as eco e começa ele : Pois é , que idade tem ? eu- 32 anos pk . Pois ....
Eu então disse lhe Dr pode estar a vontade e dizer me tudo , eu estou preparada , então ele começou a falar ,... _ Menina o seu cancro já está no figado , e tens enumeros nodulos uns 8 ou 10 são os que conto , olhe desejo lhe muita sorte e força ...( palavras ditas pelo dr,)
Eu sai dali apressada e telefonei para a minha amiga infermeira que me acompanhou em toda esta confusão e contei lhe , ela mandou me ir ter com ela ao hospital de Lagos e dai com a ajuda de uma medica fui fazer um tac para ver se se confirmava todo este episodio , e lá fomos nós eu a conduzir o meu carro porque a minha amiga estava mais nervosa que eu , ...
Fiz o tac sem contraste e depois com contraste a tudo a coluna ao figado e confirmou se o meu cancro já tinha dado o pulo para outros sitios ...
Mas não foi tudo para que não bastasse fiz alergia ao contraste tive que estar na clinica a espera que tudo passasse e depois regressar a casa.

Foi a conversa mais longa da minha vida...
Quando cheguei a casa tive que ter uma conversa com o meu marido a contar lhe as novidades que eram menos boas , choramos juntos , e prometemos um ao outro que iriamos vencer esta etapa da nossa vida , depois chamamos os nossos filhos e contamos lhes tudo o que estava a acontecer , e que dias amargos iriam chegar mas que todos juntos iriamos vencer, claro que não foi nada agradavel esta conversa , mas choramos todos o que tinhamos a chorar e depois erguemos a cabeça e começamos a lutar , ...

Dia 1 Outubro consulta para saber se havia operação ou não ...

Entrei mais o meu marido no consultorio com os exames todos na mão , sentamo nos o Dr viu os exames e disse nos , que operar já não ia operar porque o cancro já se tinha espalhado e que quanto a ele iria fazer como os antigos dizem "que quanto menos mexer melhor" e encaminhou me para um colega dele oncologista ( isto já tudo no Hfaro) foi tudo muito rapido , tive consulta logo , fui então ao oncologista ( que foi e tem sido um querido) mandou me fazer outra biopsia esta teria que ser com um cortezinho para tirar tecido para analisar o tipo de cancro que tinha se era hormonal ou não enfim toda a informação desejada para saber que tipo de tratamento iria fazer, ...O resultado veio passada uma semana e deu carcinoma ductal invasivo 100% hormonal estrogenios , comecei a fazer quimio no dia 20 ( salvo erro) de Outubro um protocolo com taxotere e epibucirrina ( liquido cor vermelha) . O 1º ciclo não correu nada bem fui parar ao hospital com leucopenia ( baixa do sistema imunitario) então o dr receitou me umas injecções para dar na barriga a seguir aos tratamentos durante 8 dias e resultou , passados 6 ciclos o Dr fez a avaliação estava tudo a correr sobre rodas os valores tinham caido para metade e as metasteses no figado não se viam mais , foi uma grande noticia para todos nos , por isso o Dr achou então a altura de tratar das metastese osseas e mandou me fazer radioterapia , lá fui eu para a capital mais propriamente Carnaxide na clinica dos quadrantes , o pessoal foi 5 estrelas eram espectaculares , fiz então radio a coluna e fiz tambem a mama para diminuir o nodulo , e resultou e muito , mas foi dose estar longe dos filhos e familia e amigos tambem foram 3 meses que só ia a casa no fim de semana custou me imenso... mas já passou e o que importa é que correu td bem...
Voltei aos tratamentos de quimo em Maio 2005 foram mais 6 mas desta vez com Taxotere só foi um pc mais soft, embora tivesse na mesma alguns dos efeitos colaterais tais como a queda do cabelo , tinha já crescido nos meses que fiz radio e agora caiu outra vez mas tudo bem ...

Fim dos tratamentos ufff ...

Acabei os em setembro 2005 , foi uma alegria para todos familia , amigos ...
Estava tudo bem os valores estava normais , as metasteses tanto hepaticas como as osseas estava estaveis, ... só teria era que ir na mesma ao hospital todos os meses levar a injecção para entrar totalmente na menopausa e o calcio para os ossos o bendito zometa que alivia um pc as dores , e depois tambem comecei a ter as consultas da dor porque embora as metasteses osseas estivessem estaveis ela provocam dores , então comecei a usar uns adesivos ( durogenic) juntamente com comprimidos analgesicos ....
No ano de 2006 estive em tratamento hormonal e o zometa é claro , mas em fevereiro fui a uma consulta de rotina e eu disse ao medico que desde de setembro que estava a emagrecer imenso cerca de 2 k por mês , ele então como não posso fazer nada que tenha contraste mandou me fazer uma PET ( tomografia por positroes) é um exame muito detalhado , injectam nos glicose e como as celulas cancerigenas gostam de glicose se houver algumas ela a glicose é atraida por elas
, este exame so existe em , coimbra, porto e no Francisco Gentil em Lisboa.
Fui em março fazer esse exame , o resultado foi o melhor " NESTE MOMENTO NÃO EXISTE ACTIVIDADE DA DOENÇA" fiquei , ficamos todos super contentes estava livre era optimo...Mas eu continuava a emagrecer e as analises os valores tumorais estava a subir tanto o ca153 como o cea ( este ultimo indica se há actividade de metasteses ou não )
Em Novembro 2006 lá fui novamente fazer outra PET a Lisboa , e mais analises
O resultado nao poderia ser pior as metasteses hepaticas tinham voltado , e os valores estavam tão altos como da primeira vez e eu perdi num ano 15 kg estava magrissima. Então o Sr dr ( isto em dezembro 2006) mandou me fazer uma eco para confirmar e que voltasse lá em janeiro 2007 .
E assim foi em 19 ( salvo erro) janeiro comecei o 1º ciclo de um conjunto de 8 , e foi como se tivesse andado para traz , perder o cabelo outra vez , dizer aos miudos que tenho que voltar a quimo , enfim ...

E dia 23 março já vou fazer o 4º

E tem estado a correr tudo bem , graças a deus , tenho continuado aqui no meu trabalhinho que e um desafogo , é bom nos sentirmos uteis , eu estive parada 18 meses , ja estava a dar em louca ( tambem nunca fui muito certa mas enfim...).
e continuo com o zometa para os ossos os adesivos 75mg pra as dores , e consigo com a ajuda dos medicamentos ter uma vida o mais normal possivel ,,,


Quero dizer que nesta luta tive sempre o apoio do meu marido , dos meus filhos que tem sido especialmente agora neste momento tambem estão maiorzinhos tem sido muito carinhosos e compreensivos comigo , a minha irmã que tem sido o meu grande pilar desde o principio desta batalha ela sempre me deu força para que eu continuasse , ao resto da familia e a todos os meus amigos e em especial a Psicocologa e irmã do coraçao muito obrigado , e a todos os bloguistas que me tem acompanhado desde novembro 2006 e que atraves de palavras doces e cheias de força me tem enchido de força para continuar nesta batalha que esta quase no fim...

Um enorme beijinho do tamanho do mundo para todos ....



E a Claudia que ainda continua em tratamento como eu desejo lhe que tenha a maior dávida que se possa ter nestas circustancias a Cura a tão desejada Cura ,
Claudinha muita força , os dias estão lindos lá fora toca a aproveitar o ceu azul é tão bom , um grande beijinho para ti com enorme carinho.


Ps desculpem ser tão longo o post,..

18 comentários:

Anónimo disse...

.....
Querida Aninha, eu não sabia a tua história acho que te faz bem desabafar de vez em quando,espantas os teus fantasmas.
às vezes o blog serve mesmo para isso, para se falar do que nos vai na alma. à família já custa voltar ao assunto. Fala do que te atormenta, isso alivia-te, mas promete-me que depois pensas positivo e vais alcançar o teu ideal. Tem fé, ter FÈ ajuda muito.
Há milagres acredita. Muitos beijinhos e conta comigo. laura

Anixinh@ disse...

Obrigada LAURA
Acredita que sim e este blog foi feito num desses momentos menos bons e tem me ajudado muito poder desabafar com pessoas que tem o mesmo que eu e outras não mas que nos compreendem , obrigada pelas tuas palvras e sim claro que penso positivo dps, alias eu não sou de baixar as mãos , houve algo que eu disse para mim no principio quando soube que tinha no figado que foi isto : Bicho de um raio não és mais teimoso que eu , eu vou te vencer ...
E vou conseguir , é como tu dizes acontecem milagres é preciso ter fé , obrigada mais uma vez
UM BEIJINHO GRANDE

Cristina J. disse...

Anichinha, estou petrificada...
Não sabia da tua história, é comovente.

Eu, muito sinceramente, se tiver que atravessar, algum dia, um problema destes não sei se irei ser tão forte.

Desejo-te o melhor: que recuperes a saúde.

A Fé, pode muito, e eu também acredito em milagres pois já vivi um com um familiar muito, muito próximo.

Acredito que vais vencer,
Bjos

Anónimo disse...

Anixinha,
Sempre admirei a tua coragem,a tua alegria de viver! SIM ALEGRIA DE VIVER, porque tu é que dás força a todos nós, com o teu sorriso, e tua maneira de encarar a vida, com Coragem e Esperança!

"Esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade"
(Suenens)

Beijinho grande para ti, e para os teus.

Alda

Anónimo disse...

......
....Bom dia! domingo-18

Quero caminhar na certeza de chegar
quero lutar na certeza de vencer quero buscar na certeza de alcançar
quero saber esperar pªpoder
realizar
os ideais do meu ser.......

Aproveita este lindo dia...
laura

Anónimo disse...

Anixinha! Linda! És Tu Mesma!

Mãe! Amiga! Mulher!
Continua com essa Força!

Estamos aqui para te abraçar sempre que precisares!
Amanhã é outro dia. Sorri Amiga! Vêm aí dias melhores. Acredita!

Ercilia

Anixinh@ disse...

Ola amigas , esta mesmo um dia fabuloso de Domingo cheinho de sol
transmite nos muita energia dias assim
Obrigada Cristina , Ercilia ,ALDA E Laura , pelo vosso carinho, e pelas palavras que me trasmitem muita força e alegria para vencer mais esta batalha.
Um optimo domingo para todas
E muitoooooo beijinhos para todas
Anixinh@

Nela disse...

Anixinha,

Já disseram tudo sobre ti: a força, a alegria, o positivismo, o sorriso...

A Fé dá-nos, devolve-nos o chão que estes episódios tiram. Ela conduz-nos ao Milagre. Às vezes, os Milagres têm uma expressão algo surpreendente, nem sempre nos timings que nós queríamos, mas estão aí, à espera que lhes proporcionemos o espaço dentro de nós para e expressarem.

Eu sei que tu tens a força para vencer. Se lhe juntares a aceitação, acho que a vitória é tua !

Eu estarei aqui a torcer por ti, a apoiar-te e aplaudir a tua força e a dar miminho quando estiveres triste e cansada.

Beijinho Querida

Anónimo disse...

.......

Bom dia!!
Hoje o tempo por aqui está meio esquisito, chove, sol, há de tudo.
Para o meu jardim é óptimo, pois não tenho que regar.... e não há nada como a água do céu.

Então como foi o domingo da nossa menina? Espero que bem.

Vamos a deixar de mandriar e dar noticias aqui às amigas... então que é isso?..... Desculpa, tu é que sabes da tua vida, mas não quero mariquices (estou a brincar....)

Beijinhos de ternura. laura

Anónimo disse...

Anixinha, não sabia bem a tua história, só partes! és uma mulher excepcional, e é bom que ponhas cá para fora, todas as tuas angustias. Também tenho uma grande Fé, e acredito que tu, com toda a ajuda da tua familia e amigos, irás vencer mais esta etapa. Sempre em frente e de cabeça erguida, acredito sincereamente que é meio caminha para a cura.
Um grande beijinho, fica bem!

Anónimo disse...

Ah, obrigada pela força que acabas por passar à Cláudia. Uma coisa somos nós, que nem imaginamos o que se deve sentir com a doença, outra coisa são vocês que são umas lutadoras e que certamente a percebem muito melhor do que nós. Obrigada pelo positivismo!
Um beijinho

AnaP disse...

Querida Ana,
Apenas te quero deixar um grande beijinho e desejar que a Cura venha o mais rapidamente possível!

BiChOs Do MaTo disse...

ana tenho muito muito orgulho em ti....és uma grande mulher.
Lara

Anónimo disse...

Tem sido um periodo dificil para ti, tem sido um fardo pesado. Mas tu tens dado cabo "desse bicho dum raio!". Acredita que existem melhores dias, porque por aquilo que eu li, a tua cabeça nunca esteve doente, sempre acreditou que a cura seria a grande conquista. E eu quero acreditar que Deus existe, e que nos cura...Sempre haverão momentos bons e momentos menos bons...sê sempre forte, nunca te deixes vencer...basta sorrires linda! tudo fica mais bonito...basta viver com um sorriso todos os dias...mas esse tu tens que eu sei. beijinho enorme.Isa

Anónimo disse...

Anixinha querida, já passaste por tanto e tens um ar tão forte, tão cheio de garra, sempre com um sorriso pronto para os outros... admiro-te imenso! Obrigada pela tua partilha. Força, falta pouco. Beijo enorme, amiga :)

Anónimo disse...

.....Bom dia!

Vamos lá a arrebitar.... então que te aconteceu?
Mulher forte não desanima....
Estou a brincar, só quando puderes,
às vezes não temos disposição, queremos é sossego. Como te entendo!

Hoje o dia está mais bonito, mas um vento xato, depois eu tenho muitas alergias vem-me a poeira para os olhos, fico a chorar e o nariz num pinga-pinga, e hoje já tomei o antiestamínico, mas valeu pouco....

Desejo que te sintas o melhor
possível, com ânimo para mais um dia, que Deus te dê força para tudo de bom e menos bom que a vida te der, mas aproveita só o que fôr mesmo (como se diz aqui pelo norte)
"porreiro".

Sempre contigo. laura

Anixinh@ disse...

Obrigada amigas , do fundo do coração como é bom ler as vossas palavras , fazem me arrebitar ,ehhehh
hoje por aqui o tempo tambem esta ventoso e chato mas um pc de sol
UM GRANDEEEEEEEEE BEIJINHO PARA TODAS VOS COM MUITOOOOOO CARINHO MEU

OBRIGADÃO POR SEREM COMO SÃO: MUITO PORREIRAS MESMO ...


ANIXINH@

Cristina J. disse...

Anixinha, espero que tudo continue a correr bem.

" Quando o sol não está visivel,a capacidade que temos de o sentir, supera a sua ausência".

Nunca devemos deixar de acreditar...

Bjos de melhoras